Garantir a integridade de informações deve ser prioridade de toda empresa e planejar o armazenamento de dados é uma importante etapa desse processo
A informatização dos processos empresariais fez com que a proteção dos dados se tornasse essencial para toda organização. Porém, muitas empresas, principalmente as mais enxutas, ainda cometem muitos equívocos quando o assunto é armazenamento de dados.
Uma das práticas mais comuns, e altamente arriscada, é o armazenamento de dados em apenas um disco externo, desconectado da rede. Essa prática pode até ser eficiente para se proteger de ameaças externas como vírus e ataques cibernéticos, mas ineficiente em caso de danos da máquina, roubo/perda ou até mesmo desastres, como um incêndio, e principalmente para continuidade do negócio.
Pensando nisso, trouxemos algumas das melhores práticas para que a sua empresa não cometa erros nesse processo. Continue conosco para saber quais são elas.
1. Faça backup dos dados
Antes de mais nada, a empresa precisa garantir que seus dados estejam sempre disponíveis. Por isso, é muito importante instituir uma política de backup dos seus dados relevantes.
2. Onde guardar os dados de backup?
Tão importante quanto fazer o backup, é escolher suportes confiáveis para armazená-lo. As principais opções são os storages, as mídias físicas e o armazenamento em nuvem.
Storage
Storage é um equipamento que possui diversos discos e é utilizado exclusivamente para o armazenamento de dados. Sua grande capacidade de armazenamento, durabilidade e possibilidade de sincronização. A sincronização é uma redundância de informação, que mantém seus dados disponíveis mesmo quando um disco apresenta problemas.
Vale ressaltar que, apesar de ser uma ótima opção de armazenamento de dados, o disk storage não deve ser a única. Isso porque, mesmo com o uso desse equipamento, a empresa fica sujeita a perder os dados em caso de desastres, por exemplo.
Mídias Físicas
As mídias físicas, tais como Blu-Ray, DVD e fitas (DAT, LTO, etc.), também são opções utilizadas para armazenamento de arquivos utilizados no dia a dia da empresa.
Muitas empresas optam por essa opção devido ao seu custo. Mas é a que apresenta menor desempenho. Afinal, demanda muito tempo, tanto no processo de gravação das informações como no processo de recuperação dos dados.
Por serem fáceis de transportar, essas mídias facilitam a execução de uma tarefa muito importante, que é a tarefa de ter as informações salvas em locais físicos distintos, como precaução para desastres. No entanto, há também a desvantagem de serem mais facilmente extraviadas, e furtadas nesse processo, ou ainda, danificadas pelo mau uso.
Armazenamento de dados em nuvem
Também conhecido como Cloud Backup, esta é uma das melhores soluções para armazenamento de dados disponíveis no mercado.
Dentre suas vantagens, podemos citar:
- Maior segurança: Neste processo de backup, os dados ficam salvos em datacenters. Esses datacenters são espalhados por diferentes localidades, o que elimina o risco de perder as informações em caso de desastre.
- Flexibilidade: A oferta dos serviços de cloud backup é adequada às necessidades de cada empresa. Afinal, sua contratação pode ser modificada conforme a necessidade do cliente aumentar ou diminuir.
- Acessível: Os custos com os serviços são compatíveis com a quantidade de informação armazenada pela empresa. Ou seja, empresas menores, com fluxo reduzido, podem contar com a segurança de seus dados sem precisar gastar com a compra de equipamentos caros.
Nós da Constantec, através das melhores práticas em backups, faremos um planejamento adequado e ajustamos aos requisitos funcionais e estratégicos da sua empresa.